Resumo teórico desafio 2 revisitado

Resumo Teórico

ASCII (do inglês American Standard Code for Information Interchange) é um código Binário (cadeias de bits zeros e uns) que codifica um conjunto de 128 sinais, sendo eles: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos,ele é baseado no alfabeto romano e sua função é padronizar a forma como os computadores representam letras, números, acentos, sinais diversos e alguns códigos de controle.

Note que cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. 

Por exemplo, o padrão UTF-8 utiliza o bit excedente do primeiro byte para indicar que o Code point tem um valor que excede os valores da tabela ASCII (acima de 127) e necessitará de mais bytes para ser representado. Já a Microsoft utilizou este bit excedente para codificação de caracteres adicionais no Windows Code Page, porém a tabela ASCII nunca foi oficialmente ampliada para utilizar os 8 bits, portanto, não utiliza os caracteres estendidos (128 +).

ARDUINO é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador (8 bits) com suporte para entrada e saída embutido e linguagem de programação padrão (C,C++). O arduino tem linhas de entrada e saída digitais e analógicas e quando conectado a um computador hospedeiro pode ser programado para realizar diversas tarefas.

*¹ = oferecido de forma parecida com softwares open-source.
*² = hardware montado com todos os componentes necessários para o funcionamento em uma única placa.

A programação
Feita em C (Linguagem que o arduino utiliza como padrão).
Para representar a informação da tabela ASCII foi utilizada uma variável do tipo char, que é representada em 7 bits, perfeita para atribuição dessa informação, o código foi montado de forma que não seja possível receber a saída de um dado da tabela ASCII estendida (128+) pois a mesma utiliza 8 bits sendo impossível representar seus valores naturalmente e para que o usuário consiga facilmente escolher entre as representações em BIN, HEX, DEC, OCT(Que foram feitas utilizando uma função de conversão da linguagem) um sistema de interruptores foi montado junto a dois loops que organizam o funcionamento do programa.

O desafio proposto 
O desafio constava em utilizar uma monitor LCD para mostrar os dados da conversão da ddp em binário e mostrar o valor de um dado da tabela ASCII inserido em: Binário, Decimal, Hexadecimal e Octadecimal, para melhor desenvolvimento e compreensão o mesmo foi dividido em duas partes, sendo a segunda parte a mais simples somente utilizando uma entrada de dados de um potenciômetro para a porta analógica do arduino e convertendo a mesma para os valores ditos anteriormente mostrando-os no LCD.



Comentários

  1. Conversores AD e a representação em diferentes bases.
    Falar sobre sistema de numeração.. Vamos ver se surge esta informação
    na sua teoria deve existir algum exemplo de utilização.
    Nao é possível compreender nada com esta introdução teórica. Nem tao pouco o que se pretende estudar ou desenvolver. Consiste de duas partes este desafio . ESta 2a parte relativa a código ASCII deve ser compreendida minimamente pelo leitor. Muito superficial... Estas codificações sao necessárias pq? para que existe este codificação?

    Muito superficial. Estes desafios foram atribuídos em meados de maio e la se foi um mês. Tratava-se de um projeto de disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionado a parte de explicação sobre a tabela ASCII, sobre sistemas de numeração, é ineficiente aplicar manualmente contudo foi comentado na conclusão os cálculos a serem feitos e também ja tinham sido comentados na nossa primeira tentativa do desafio 2.

      Excluir

Postar um comentário