Conclusão desafio 2 revisitado

Conclusão

A primeira parte tinha como objetivo retornar o valor de um caractere da tabela ASCII em 4 tipos diferentes(Decimal, Binário, Hexadecimal e Octadecimal) utilizando um LCD como OUTPUT, para alterar as representações utilizamos interruptores.
A segunda parte tinha como objetivo mostrar a ddp e representar os valores do potenciômetro em Binário e Decimal, ambos os programas foram comentados para facilitar o estudo dos mesmos.

A seguir uma explicação das conversões utilizadas.

Decimal para Binário: Divida por 2 e anote os restos (Será 0 ou 1) , pegue os quociente dessas divisões e repita até que o quociente seja 1, os restos lidos da direita para a esquerda serão o binário. 

Decimal para Hex: Para converter um número decimal para hexadecimal, basta realizar divisões sucessivas do número decimal por 16 (base do sistema hexadecimal), o número hexadecimal é formado pelo quociente da ultima divisão e os restos das divisões sucessivas da direita para a esquerda, contudo em hexadecimal não existem números como 10,11,12,13,14 e 15 portanto devemos representar com a letra correspondente. (A = 10, B = 11, C = 12, D = 13, E = 14, F = 15)

Decimal para Octa: Para converter um número decimal em octal realiza-se a divisão sucessiva por 8 (base do sistema octal), semelhante às conversões apresentadas para os sistemas binário e hexadecimal. O resultado é lido da direita para a esquerda a partir do último quociente.

Comentários